O Espelho do Mar de Fukutsu se espalha pela praia, criando belos reflexos do céu.
Toda manhã, ao chegar ao trabalho, dou uma olhada na praia e me pergunto: ‘como está o dia hoje?’, compartilha Rumi Nakamura. ‘Se a praia estiver linda, com sua areia dourada, fico contente. E, se as ondas estiverem agitadas, sinto uma emoção no peito.
A vista do litoral sempre me traz uma sensação de paz, mesmo nos dias mais movimentados. A conexão com o mar e a areia é algo que me renova a cada dia’, reflete Rumi Nakamura, enquanto observa as gaivotas voando sobre a praia.
Praia: Um Espelho Especial do Coração
Nós, moradores locais, temos muito orgulho do mar, é como se ele fosse parte da nossa família. Nakamura cresceu em Fukutsu, na prefeitura de Fukuoka, no sul do Japão – bem no litoral. O oceano sempre ocupou um lugar especial no seu coração. Ela brincava na areia da praia com seus amigos e nadava nas águas do mar. Mas, depois de visitar praias em outros lugares do mundo, ela percebeu que existe algo no litoral de Fukutsu que o torna ainda mais especial: o deslumbrante efeito de espelho, que se forma ao longo dos seus 3 km de areia.
Sob condições ideais, ela conta que é possível observar belos reflexos do céu sobre as praias. A sensação é que estamos no limite extremo da Terra. ‘Desde a minha infância, sabíamos que, quando a maré vai embora e alguém fica de pé em um local mais distante, essa pessoa ou as nuvens serão refletidas na água, criando um cenário muito bonito’, ela conta. Agora, Nakamura trabalha no escritório local de turismo, para divulgar toda essa beleza para o mundo. Quando ela era criança, aquele era um simples segredo guardado pelos moradores locais.
Mas, nos últimos anos, o surpreendente fenômeno, chamado em japonês de Fukutsu Kagami no Umi (‘Espelho do Mar de Fukutsu’), ganhou fama muito além da região. Ele atrai multidões de turistas para a pequena cidade litorânea. A região de Fukutsu já é conhecida nacionalmente pelo belo cenário do pôr do sol sobre o santuário Miyajidake. Em fevereiro e outubro, a luz do sol cria uma linha perfeita sobre a estrada que liga o santuário ao mar.
Mas, para tentar encontrar novas formas de trazer visitantes para a região, em 2021, Nakamura e o escritório de turismo começaram a incentivar os visitantes a tirar e compartilhar fotos do Espelho do Mar de Fukutsu. A divulgação do Espelho do Mar de Fukutsu coincidiu com a pandemia de covid-19, segundo ela. ‘Quando as pessoas não podiam ir para locais fechados repletos de gente, eles podiam vir para a praia aberta, sem precisar falar nem se aproximar dos demais, e tirar uma foto’, explica Nakamura. ‘Olhar para o mar e se libertar daquele acúmulo de estresse servia para dar energia para o dia seguinte’, diz ela.
Os visitantes começaram a chegar e passaram a postar suas fotos do espelho natural no Instagram. E o escritório de turismo publicava dicas para tirar a foto perfeita e postá-la no website do Espelho do Mar de Fukutsu. Pouco tempo depois, passou a ser normal ver casais apontando suas câmeras para uma foto romântica ou grupos de amigos pulando no ar várias vezes, até que a imagem fosse capturada com perfeição. É neste ponto que a história de Fukutsu tomou um rumo diferente.
Em outros lugares, este sucesso turístico teria terminado em hordas de visitantes e pilhas de lixo, como acontece nas praias do Mediterrâneo, ou com as 11 toneladas de resíduos encontradas no topo do monte Everest. Mas, em Fukutsu, os moradores locais priorizaram a manutenção das suas praias intocadas. E eles correram para proteger seu ambiente natural dos caçadores de.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo