Artigo de Andre Duek sobre a realidade dos novos corretores imobiliários nos EUA, com destaque para a importância do MLS.
O mercado imobiliário vem passando por constantes transformações, especialmente após a pandemia, afetando tanto os corretores de imóveis no Brasil quanto os brokers nos Estados Unidos. Como profissional com experiência de mais de uma década no setor imobiliário na Flórida, posso dizer que a competição tem se intensificado e a necessidade de se reinventar se tornou ainda mais urgente.
Segundo dados recentes do CFA, a corretagem imobiliária nos EUA enfrenta desafios significativos, com quase metade dos profissionais tendo vendido apenas um imóvel ou nenhum no último ano. Diante desse cenário, é essencial buscar novas estratégias de venda e marketing para se destacar no mercado imobiliário e alcançar o sucesso desejado.
O Mercado Imobiliário na Flórida e a Renovação de Licenças
Além disso, mais de 20 mil corretores de imóveis não renovaram suas licenças neste ano na Flórida, algo que é uma obrigação anual para quem quer continuar atuando no mercado. Você deve estar se perguntando: o que aconteceu? Há uma explicação por trás disso.
Com a pandemia, muitos profissionais perderam o emprego ou tiveram que fechar seus negócios, o que levou parte deles a adotar um plano B e buscar alternativas para seguir ganhando dinheiro. Uma delas foi se tornar corretor de imóveis. Nos EUA, é possível conseguir o certificado por meio de um curso de duração de 30 dias.
A Adaptação dos Novos Corretores
Esses novos corretores surfaram a boa onda do mercado imobiliário – a procura por imóveis aumentou significativamente nesse período, com as pessoas buscando lugares maiores e melhores para viver em um momento no qual o isolamento foi necessário.
Os dados do mercado comprovam isso: segundo a National Association of Realtors, foram vendidas 5,64 milhões de casas nos Estados Unidos em 2020. Desse montante, 822 mil foram novas construções, conforme informações do US Census Bureau. O boom de compradores foi enorme.
A Reacomodação do Mercado Imobiliário
Encontrar pessoas querendo comprar imóveis não era algo difícil – até mesmo pessoas mais próximas – o que facilitou o acesso a esses profissionais e a prática de preços elevados, com comissões rápidas. No entanto, a pandemia se foi, as águas se acalmaram e o mercado imobiliário sofreu uma reacomodação – algo normal após uma onda gigante.
Hoje, estamos lidando com uma estabilização nos preços e um estoque maior de unidades, além do fato de que o crédito imobiliário está mais caro, por conta do aumento dos juros. Ou seja, não dá mais para praticar preços de venda fora da realidade e o dinheiro das comissões, não é tão fácil de se conseguir.
O Impacto nos Corretores Imobiliários
Esse movimento impactou o comportamento de uma grande fatia desses profissionais, que, por sua fragilidade técnica e falta de experiência, acabaram deixando o mercado e retornando para seus universos profissionais de origem. Eu entendo esse cenário como um momento no qual o mundo dos corretores imobiliários está passando por uma forte peneira.
Ou seja, os profissionais que tiraram a licença, mas não investiram em se aprofundar no entendimento de processos técnicos e estruturais, e na criação de suas carteiras de clientes, estão sendo ‘exterminados’, ficando apenas aqueles que abraçaram de fato essa profissão e estão evoluindo junto com
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo