A Meta lançará software para educadores visando facilitar uso da tecnologia na escola com interações digitais, menos presenciais e um tour educacional imersivo.
Vamos supor que você possa embarcar em um ônibus escolar e ser levado a uma experiência educacional imersiva dentro do corpo humano, tudo isso graças à realidade virtual. Nessa jornada, seria possível explorar os sistemas e órgãos do corpo de uma forma totalmente única e envolvente, como se estivesse lá fisicamente.
A RV abriria portas para uma aprendizagem mais interativa e memorável, permitindo que os estudantes absorvam informações de maneira mais eficaz e cativante. Além disso, essa tecnologia proporcionaria uma visão mais detalhada e aprofundada do funcionamento do corpo humano, estimulando a curiosidade e o interesse pela biologia. A possibilidade de vivenciar essa experiência educacional por meio da realidade virtual certamente revolucionaria a forma como aprendemos sobre o corpo humano.
Expandindo as Possibilidades Educativas com a Realidade Virtual
A Meta, anteriormente conhecida como Facebook e liderada por Mark Zuckerberg, está investindo na integração da realidade virtual (RV) na educação. A empresa planeja lançar um software para educadores este ano, visando facilitar o uso dos óculos de RV, como o Quest, em ambientes educacionais.
Essas inovações permitirão que os professores coordenem vários óculos Quest ao mesmo tempo, proporcionando acesso a uma variedade de aplicativos educacionais. Além disso, oferecerão uma maior supervisão e controle sobre as atividades dos alunos enquanto utilizam os dispositivos para promover um ambiente de aprendizagem mais imersivo.
A introdução da RV nas salas de aula tem o potencial de transformar a maneira como os alunos aprendem, como no caso de estudantes de teatro do ensino médio que podem experimentar uma representação teatral da época de Shakespeare no Globe Theatre do século 17, de forma imersiva e em tempo real.
No entanto, a crescente prevalência da RV também traz à tona questões complexas sobre segurança digital e o impacto das interações digitais intensificadas e menos presenciais na sociedade. Surgem dúvidas sobre a eficácia real da integração da tecnologia nas salas de aula e seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos.
A Meta visa tornar a RV mais acessível para professores e alunos como parte de seu investimento no metaverso, um conceito que prevê a interação humana cada vez mais centrada na realidade virtual. A empresa acredita que a RV oferece possibilidades únicas, como simulações impossíveis de serem alcançadas no mundo real devido a limitações espaço-temporais.
Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, afirmou que a RV poderá revolucionar o ensino, permitindo experiências educacionais imersivas e práticas mesmo sem laboratórios ou viagens de campo. Ele ressalta a oportunidade de explorar a Roma Antiga ou realizar experimentos de biologia e química de forma inovadora.
Apesar das promessas da RV, especialistas como Vincent Quan, do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, apontam a necessidade de pesquisas adicionais para avaliar seu impacto na educação. A tecnologia oferece potencial, mas é fundamental examinar de forma criteriosa seus benefícios e limitações para garantir sua eficácia no ambiente educacional.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo