Carlos Monteiro aborda os impactos da alimentação na saúde e novos tratamentos para obesidade. Discussão baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Em um cenário cada vez mais preocupante com os índices de obesidade e doenças crônicas, a importância de uma alimentação saudável se torna evidente. Optar por alimentos naturais e evitar os industrializados é fundamental para garantir uma vida longa e com qualidade.
Manter uma dieta balanceada rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras é essencial para manter o bom funcionamento do organismo. Além disso, beber bastante água e praticar atividades físicas regularmente são hábitos que contribuem significativamente para a promoção da saúde e do bem-estar. Não deixe de cuidar do seu corpo, afinal, a saúde é nosso bem mais precioso.
Reflexões sobre Alimentação Saudável e Estudos de Monteiro
Nos últimos 15 anos, desde que liderou o grupo que cunhou o termo ‘ultraprocessados’ para esses produtos, Monteiro promoveu uma revolução nos estudos sobre o tema, tornando-se uma referência internacional, e estabeleceu um olhar que coloca a comida do futuro não como a mais prática, mas como aquela mais parecida com o alimento em sua forma natural, que expressa tradições, culturas, utiliza produtos locais e que traz uma peculiaridade que difere o ser humano de outros animais: saber cozinhar.
Impacto dos Alimentos Ultrprocessados na Saúde
Recém-titulado como professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), assinou recentemente editorial na renomada revista científica British Medical Journal (BMJ) sobre o estudo que avaliou dados de 10 milhões de pessoas e apontou ligação direta entre o consumo desse tipo de industrializado e o risco aumentado de 32 doenças, que vão de problemas cardiovasculares a câncer e transtornos mentais.
Transição de Estudos e Linha de Pesquisa
A sua trajetória na pesquisa teve início com investigações sobre a desnutrição. Como ocorreu a transição para estudos sobre obesidade? Desde o começo, nos anos 1990, a linha de pesquisa principal do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) era o monitoramento das condições de nutrição e saúde da população brasileira.
Desenvolvimento da Ideia de Alimentos Ultraprocessados
Como se deu o desenvolvimento da ideia de alimentos ultraprocessados? Criamos uma classificação nova para diferenciar do alimento processado, que é algo comum e que comemos há séculos, como pão e queijo. São coisas que, na realidade, compramos da indústria, mas podemos fazer em casa com farinha, água e fermento, no caso do pão.
Impacto do Consumo de Ultrprocessados na Saúde
Estudos mostram que, em praticamente todos os países do mundo, a troca da alimentação tradicional pela ultraprocessada é muito grande, e este é um fator que causa doenças. O Guia Alimentar para a População Brasileira está completando dez anos em 2024. Como fazer para que seus preceitos se incorporem na dieta da nossa população?
Dieta Saudável e o Combate à Obesidade
O senhor tem popularizado a discussão sobre alimentação saudável não só no Guia, mas também em trabalhos com a chef e apresentadora Rita Lobo, inclusive em livros dela. Como surgiu essa amizade? O Ministério da Saúde encomendou o trabalho do Guia e, quando a gente chegou no terceiro capítulo, tínhamos de orientar as pessoas a adotar alimentos saudáveis na preparação culinária.
Novos Tratamentos e Alimentação Saudável
Estamos acompanhando a profusão de novos tratamentos contra a obesidade, como o Wegovy e Mounjaro. Qual a sua opinião sobre essas alternativas? O que originou essa pandemia de obesidade foi uma mudança radical na nossa alimentação causada pelo ultraprocessamento, que tem aditivos, compostos desconhecidos e desbalanceados em questão de nutrientes.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo