Falta de energia matinal pode indicar necessidade de mudar ingredientes do café.
O alimentos são essenciais para o nosso corpo, e o alimentos é uma das refeições mais importantes do dia. É durante essa alimentos que preparamos nosso organismo para as atividades que estão por vir, garantindo que tenhamos a energia necessária para enfrentar o dia.
Além disso, é importante variar o cardápio do alimentos para garantir uma alimentação equilibrada e saudável. Experimentar novos sabores e combinações pode tornar a comida mais interessante e prazerosa, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Não subestime o poder dos alimentos e da diversidade de opções disponíveis para tornar suas refeições mais nutritivas e saborosas.
Alimentos para o café da manhã: escolhas saudáveis para começar bem o dia
No entanto, embora saibamos que comer de manhã é fundamental para a saúde, a depender do tipo de alimento ingerido, às vezes, o café da manhã pode gerar um efeito contrário, causando fadiga e até ganho de peso. Assim sendo, para além de incluir o café da manhã dentro do cardápio diário, é importante mantermos a consciência sobre quais alimentos devem ser ingeridos e quais não devem ser consumidos pela manhã.
Abaixo, confira as recomendações da Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais. Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio. Quais alimentos devem ser evitados no período da manhã?
1 – Carboidratos Refinados Alimentos como pão branco, biscoitos, outros produtos feitos com farinha branca, doces, bolos e cereais açucarados, são os que mais têm carboidratos refinados na composição. ‘Por terem um índice glicêmico elevado, esses alimentos causam um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue, seguido por uma queda brusca, a pessoa sentirá uma ‘queda de energia’. Esse efeito ocorre porque o corpo libera uma grande quantidade de insulina para lidar com o pico de açúcar, o que leva a uma diminuição rápida da glicose disponível para as células, resultando em fadiga e queda de energia’, conta Letícia.
2 – Alimentos Processados, fritos ou gordurosos Dentro desta categoria, estão alimentos como embutidos, salgadinhos, margarinas e alimentos prontos. ‘Eles podem conter gorduras trans, que estão associadas a inflamações e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a digestão desses alimentos é mais lenta, o que também pode contribuir para uma sensação de letargia e baixa energia’. Leia também: A ordem que você come os alimentos na sua refeição pode evitar o diabetes! Entenda.
3 – Alimentos com baixo teor de fibra Pães e cereais refinados e sucos de frutas processados são alguns dos exemplos de alimentos com baixo teor de fibra — que têm papel fundamental na digestão e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. ‘Quando consumimos alimentos ricos em fibra, a digestão e a absorção dos carboidratos são mais lentas, o que resulta em uma liberação gradual de glicose na corrente sanguínea. Isso ajuda a evitar picos rápidos de glicose e subsequentes quedas bruscas, conhecidas como hipoglicemia reativa’. Leia também: 18 alimentos que aumentam a imunidade de forma natural.
Além de afetar negativamente a energia, os alimentos citados acima podem oferecer outros riscos à saúde. Ao MinhaVida, Letícia Carbinatti explicou que esse tipo de comida, que contém um alto índice glicêmico, se consumidos com frequência, podem aumentar o risco de obesidade, resistência à insulina e diabetes tipo 2. Os alimentos são mais indicados para o café da manhã De acordo com a nutricionista, para um café da manhã balanceado, que garanta saúde, além de energia e disposição para começar o dia, é preciso incluir alimentos que forneçam uma combinação de carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis. A especialista lista: Aveia: que é rica em fibras.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo