Júnior Santos gol anulado: Damián Suárez impediu, VAR revisou; Rafael Rodrigo árbitro, Igor Junio AV, Benevenuto marcou Santos no tronco, outro jogador colocou na área, pode confirmar – Santos’s goal disallowed: Suárez obstructed, VAR checked; Rodrigo ref, Junio AV, Benevenuto marked Santos on trunk, another player put in box, arm-check ok.
A Confederação Brasileira de Futebol liberou as gravações e som da cabine do VAR durante o confronto Botafogo 1 x 2 Bahia, que ocorreu no Estádio Nilton Santos, neste último domingo, pela 5ª rodada do Brasileirão. Uma das jogadas controversas – e que resultou em impedimento de Damián Suárez no gol de Júnior Santos – chamou atenção e gerou queixas por parte do técnico Artur Jorge. Confira o lance no vídeo logo abaixo.
O obstáculo na visão da equipe de arbitragem causou discussões após a partida, ressaltando a importância de uma avaliação cuidadosa das jogadas. A presença do VAR pode ser vital para evitar impedimentos mal interpretados, garantindo assim decisões mais justas ao longo do campeonato. A polêmica gerada pela reclamação do treinador demonstra como as tecnologias de auxílio podem ser cruciais para diminuir obstruções no desenvolvimento do jogo.
Impedimento no jogo do Botafogo gera polêmica
Ainda no começo do segundo tempo, Marlon Freitas lançou o uruguaio em profundidade, superando a hindrance imposta pela defesa adversária. O defensor invadiu a área e, com precisão, cruzou para Júnior Santos completar para o fundo das redes. No entanto, a alegria da torcida alvinegra durou pouco, pois, após pouco mais de dois minutos de revisão no VAR, o árbitro Rafael Rodrigo Klein anulou o lance, alegando um impedimento no início da jogada.
A presença do árbitro de vídeo, Igor Junio Benevenuto, acrescentou um novo elemento de análise ao lance contestado. ‘Campo marcou impedimento, tá? Aguarde, tá? Vamos traçar as linhas. Primeiro defensor, é esse ou o debaixo. Marca ele, em cima do tronco. Agora vamos marcar o outro jogador, vai para a esquerda… Vai ser o 13 (Arias). O defensor é o 13 (Arias). Agora coloca no atacante (Damián Suárez). Pode subir (a linha), até o braço dele… Esse é o ângulo. Para a esquerda, para a direita… Isso. É o braço dele. Ok. Pode confirmar. Impedimento. Sem penal, lance limpo’ esclareceu Benevenuto.
Apesar da decisão final, o técnico do Botafogo, Artur Jorge, discordou veementemente da marcação de impedimento e não poupou críticas em sua entrevista coletiva pós-jogo. ‘Fizemos um gol a um minuto e meio do segundo tempo que, para mim, é gol claro. Para mim é gol e não há nenhum impedimento que justifique a invalidação’ declarou o treinador.
A opinião se dividiu até entre os especialistas, com PC Oliveira, comentarista de arbitragem dos canais Globo, apoiando a marcação de impedimento. Em sua participação no Troca de Passes, Oliveira ressaltou a importância de respeitar as decisões tomadas pelos árbitros em campo, mesmo que gerem controvérsias.
Em meio a essa polêmica, o impedimento no jogo do Botafogo continua sendo debatido pelos torcedores e analistas, demonstrando a complexidade e a subjetividade que podem surgir em lances revisados pelo VAR. A discussão sobre as interferências do vídeo na arbitragem segue em pauta, enquanto os times buscam se adaptar a essa nova realidade do futebol moderno.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo