Confusão generalizada atrasou partida entre Argentina x Colômbia no Hard Rock Stadium. Torcedores testados, acessos e procedimentos impactados. Comunicado oficial emitido.
A Conmebol se manifestou, nesta segunda-feira (15), sobre a confusão generalizada no Hard Rock Stadium, em Miami, que atrasou em mais de uma hora a final da Copa América, entre Argentina e Colômbia. Em nota oficial, a entidade responsável pelo evento responsabilizou a administração do estádio pela invasão de torcedores antes do desfecho. ‘Na final realizada em Miami, torcedores sem ingressos se dirigiram às proximidades do estádio, o que dificultou o acesso das pessoas que possuíam, atrasando a entrada e resultando no fechamento das portas’, declarou a Conmebol.
A Conmebol também destacou que sugeriu medidas de segurança que não foram seguidas antes do início da partida. ‘Além das cláusulas contratuais, a Conmebol recomendou os procedimentos testados em eventos desse porte, que infelizmente não foram implementados’, lamentou a entidade. A situação culminou em atos de violência, manchando o que deveria ser uma grande festa esportiva. Segundo informações da polícia local divulgadas hoje, 27 pessoas foram detidas e 55 expulsas do estádio. As autoridades locais garantiram que os protocolos de segurança serão revistos para a Copa do Mundo de 2026, que também será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Confusão Geralizada na Final da Copa América;
O intenso calor de quase 40º C contribuiu para a situação caótica que marcou a final da Copa América no Hard Rock Stadium. Vídeos viralizados mostram um grupo de fãs tentando invadir o estádio através do duto de ar condicionado, buscando driblar a segurança. Além disso, torcedores foram flagrados escalando os muros do local, o que levou a polícia de Miami a intervir e deter várias pessoas que tentavam entrar à força.
Em meio à confusão, o meio-campista argentino Mac Allister abandonou a concentração no vestiário para ajudar sua família, que enfrentava dificuldades para acessar o Hard Rock Stadium. Houve até tentativas de roubo de credenciais de imprensa, com o intuito de entrar na arena utilizando os documentos de jornalistas.
A cobertura da ESPN presenciou cenas lamentáveis, como desmaios, crianças chorando e mulheres necessitando de cuidados médicos. Muitos torcedores saíram feridos e precisaram de assistência devido à aglomeração e empurra-empurra que se formou nas imediações do estádio.
A Conmebol emitiu um comunicado parabenizando as equipes finalistas, Argentina e Colômbia, pela grande decisão do torneio. A final, realizada em Miami, foi marcada pela presença de torcedores sem ingresso nas proximidades do estádio, o que causou atrasos e resultou no fechamento temporário das portas, impactando o acesso dos espectadores legítimos.
Diante desse cenário, a Conmebol teve que acatar as decisões das autoridades do Hard Rock Stadium, conforme o contrato de segurança estabelecido. Apesar de ter recomendado procedimentos testados em eventos de grande porte, tais orientações não foram seguidas.
É lamentável que atos de violência de indivíduos mal-intencionados tenham manchado o que deveria ser uma festa esportiva memorável. A final da Copa América, que prometia ser um evento grandioso, acabou sendo marcada por incidentes que desviaram o foco do espetáculo em si.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo