A CBF demitiu Mano Menezes em novembro de 2012, durante o ano sabático de Guardiola após a saída do Barcelona.
Um dos empresários mais influentes do futebol europeu, André Cury revelou que o treinador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 poderia ter sido Guardiola. Representante do Barcelona no mercado brasileiro, o agente contou neste domingo (30) que o espanhol teve acerto encaminhado com José Maria Marin, então presidente da Confederação Brasileira de Futebol, para comandar a equipe pentacampeã mundial após deixar o comando do gigante catalão, em meados de 2012. ‘Nós tivemos o Guardiola praticamente fechado, ele queria vir’, disse Cury em entrevista ao programa Domingol, da CNN.
No entanto, a história do futebol brasileiro poderia ter sido bem diferente se Guardiola tivesse aceitado o convite. Guardiola é conhecido por sua filosofia de jogo ofensivo e posse de bola, características que poderiam ter impactado positivamente a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. A parceria entre Guardiola e os talentosos jogadores brasileiros da época certamente teria gerado expectativas elevadas entre os torcedores e especialistas do esporte.
Guardiola: Uma Lenda do Futebol Brasileiro e Catalão
Pep Guardiola, um dos técnicos mais influentes do futebol mundial, estava desfrutando de seu ano sabático quando surgiu a oportunidade de comandar a seleção brasileira. A grandiosidade da seleção era algo que o atraía, e após conversar com seu irmão e outros próximos, ele tomou a decisão de aceitar o desafio.
Em novembro de 2012, a CBF demitiu Mano Menezes, abrindo espaço para Guardiola, que ainda estava em seu ano sabático após deixar o Barcelona. Foi nesse momento que o espanhol fechou contrato para assumir o Bayern de Munique a partir de janeiro de 2013.
Guardiola revelou que a decisão de vir para a seleção brasileira estava praticamente tomada, com o conhecimento de figuras importantes como José Maria Marin e Del Nero. No entanto, a CBF optou por recontratar Felipão, deixando Guardiola surpreso com o que considerou despreparo por parte dos dirigentes.
Os próximos desafios da seleção brasileira sob o comando de Guardiola incluem jogos contra o Paraguai em 28/06 às 22h (de Brasília) e a Colômbia em 02/07, também às 22h (de Brasília), pela Copa América. A expectativa é alta para ver como o gigante catalão irá influenciar o desempenho da equipe em campo.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo