Sangramento uterino intenso devido a mioma requer cirurgia abdominal no hospital.
A apresentadora Cariúcha, de 33 anos, foi hospitalizada de emergência nesta sexta-feira (21) devido a uma hemorragia abdominal. Ela já havia mencionado anteriormente sobre lutar contra miomas uterinos, e revelou ter passado por uma intervenção cirúrgica há aproximadamente dois meses. Segundo Irinaldo Oliver, assessor da apresentadora, a situação foi delicada e exigiu rápida intervenção médica.
Os miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem no útero, podendo causar diversos sintomas desconfortáveis. Além da hemorragia abdominal, os pacientes com presença de mioma podem apresentar nódulos no útero e dores intensas. É fundamental estar atento aos sinais e buscar ajuda médica ao primeiro sinal de alerta.
Ocorrência de Mioma Uterino e Hemorragia Abdominal
Eu fui no apartamento e ela estava sangrando muito. Às pressas, corri para o hospital próximo do Morumbi mesmo. Tentaram dar medicamento, soro, enfim, para tentar diminuir a hemorragia, mas aí viram que não estava baixando e aí teve que interná-la e está no centro cirúrgico. Cariucha passou por uma nova cirurgia no hospital São Luiz, na zona oeste de São Paulo, às 8h da manhã desta sexta-feira e, durante o procedimento, foi constatado que o sangramento ocorreu devido aos miomas presentes em seu útero.
Entendendo o Mioma Uterino e seus Sintomas
O que é mioma uterino? O mioma uterino é um tumor benigno localizado no útero, que costuma afetar cerca de 50% das mulheres que estão entre os 30 e os 50 anos. O crescimento desses miomas podem variar bastante, podendo se desenvolver de forma lenta, rápida, ou se manter no mesmo tamanho. Existem três tipos de mioma uterino. São eles: Miomas subserosos: que ficam localizados na parte mais externa do útero e crescem para fora. Miomas intramurais: são mais comuns e ficam localizados na parede uterina. Miomas submucosos: são mais raros e ficam localizados na parte interna do útero. Mulheres cujas mães ou irmãs tiveram ou têm miomas e mulheres negras têm maior predisposição ao surgimento dos nódulos. A posição do mioma, porém, nada tem a ver com qualquer fator de risco, explica o ginecologista e obstetra Fabiano Elisei Serra.
Principais Sintomas e Riscos Associados ao Mioma Uterino
Quais os sintomas de mioma uterino? Entre os principais sintomas de mioma uterino, destacam-se: Menstruação com fluxo intenso. Sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos. Ciclo menstrual longo, sete dias ou mais de sangramento menstrual. Pressão ou dor pélvica. Vontade constante de urinar. Dificuldade esvaziar a bexiga. Prisão de ventre. Dor durante o sexo. Toda mulher que tem mioma corre risco de hemorragia? Nem todas! O sangramento menstrual desregulado é um dos sintomas frequentes do mioma uterino, mas não são todas as mulheres que correm risco de hemorragia — embora os miomas tendem a aumentar esse risco a depender de alguns fatores. Os principais fatores que podem influenciar o risco de hemorragia em mulheres com miomas incluem: Localização dos miomas: miomas submucosos, que se desenvolvem no revestimento interno do útero, são mais propensos a causar sangramento intenso do que miomas que crescem em outras áreas do útero. Tamanho dos miomas: miomas maiores podem causar mais problemas de sangramento do que miomas menores. Número de miomas: ter múltiplos miomas também pode aumentar a probabilidade de problemas de sangramento. Saiba mais: Mioma uterino: o que é e como tratar.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo