No Hong Kong, Hang Seng Index desce 2,1%, para 19.220,62 pontos, liderando região em perdas. Realizações, lucros, investidores sentem, perdas arrastam novas comprações, cortes, taxas de juros subem, ações relacionadas preocupam. Continuas preocupações com custos de empréstimos aumentam.
Os índices principais acionários da Ásia fecharam em baixa nesta terça-feira (21), com uma sessão marcada por realização de lucros após os ganhos significativos do dia anterior. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,8%, atingindo 25.975,65 pontos, refletindo a tendência negativa que predominou na região.
Enquanto em Hong Kong, o Hang Seng registrou uma queda de 2,1%, chegando a 19.220,62 pontos, influenciando os principais Índices da Ásia. A volatilidade do mercado financeiro global tem impactado diretamente o desempenho dos ativos na região, exigindo dos investidores uma postura cautelosa diante das oscilações do mercado.
Índices, da Ásia; Preocupações com Lucros e Sentimento de Investidores
A Li Auto, que enfrentou uma queda de 19% após apresentar resultados mais fracos do que o esperado no primeiro trimestre, teve um impacto significativo na bolsa e influenciou negativamente o sentimento dos investidores. Entre as principais Índices; montadoras, a BYD registrou uma queda de 4,4% e a XPeng teve uma redução de 10,5%. Na China continental, o índice Xangai Composto sofreu uma queda de 0,40%, atingindo 3.157,97 pontos, sendo arrastado principalmente pelas ações de commodities e de mineração. A realização do sentimento positivo, impulsionada pelo recente estímulo ao mercado imobiliário, começou a se dissipar, refletindo-se nas quedas da Shandong Gold Mining e da Zijin Mining, com reduções de 5,35% e 4,2%, respectivamente.
No entanto, analistas do HSBC acreditam que as ações chinesas podem apresentar um aumento em meio a possíveis novas recompras de ações e cortes nas taxas de juros. ‘Grande parte das compras em Hong Kong tem vindo da China continental, o que sugere que os fundos globais ainda têm espaço para comprar mais’, acrescentaram. Por sua vez, o índice Kospi, da bolsa de Seul, teve uma queda de 0,65%, encerrando em 2.724,18 pontos, com as ações relacionadas ao setor financeiro e de tecnologia exercendo pressão sobre o índice. A Samsung Electronics e a LG Electronics também registraram quedas de 0,63% e 1,03%, respectivamente.
Em Tóquio, o índice Nikkei apresentou uma redução de 0,30%, atingindo 38.946,93 pontos, sendo arrastado por quedas nas ações imobiliárias e de maquinário, em meio a preocupações contínuas sobre o aumento dos custos de empréstimos. A Sumitomo Realty & Development teve uma queda de 2,4%, enquanto a Daikin Industries registrou uma redução de 4,7%. Na Índia, o índice Sensex também teve uma queda de 0,09%, chegando a 73.937,42 pontos, influenciado pelas ações de tecnologia e de consumo, devido às preocupações com os altos custos de empréstimos e com a força do crescimento dos balanços. A Infosys teve uma redução de 0,9%, enquanto a Nestlé Índia registrou uma queda de 1,8%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo