Vagas de empregos no setor privado desaceleram em maio, encerrando em 152 mil. Em abril, atingiram 188 mil, abaixo da expectativa de 175 mil.
Os dados das bolsas de valores de São Paulo começaram o dia em queda nesta quarta-feira após a divulgação do relatório de desempenho das empresas de tecnologia no Brasil, sinalizando uma possível instabilidade no mercado financeiro. O relatório apontou uma variação negativa nos índices de produtividade, o que pode impactar as decisões dos investidores nas próximas semanas.
Em contrapartida, o documento de análise econômica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um aumento no índice de confiança do consumidor, indicando uma possível recuperação no setor de varejo. Essas informações são cruciais para os analistas financeiros que buscam entender o cenário econômico atual e antecipar possíveis tendências de mercado. vagas
Relatório: Mercado de Trabalho Americano e Cortes de Juros
Por volta das 10h39, o Dow Jones mantinha estabilidade, enquanto o S&P 500 registrava um avanço de 0,30% e o Nasdaq apresentava um ganho de 0,60%. Após a divulgação do informe Jolts de abril, que revelou a existência de 8,1 milhões de vagas em aberto, abaixo da expectativa de 8,5 milhões, o relatório ADP de hoje aponta a abertura de 152 mil vagas no setor privado, ficando aquém da previsão de 175 mil. Este é o menor resultado desde janeiro.
O relatório ADP é visto como uma análise preliminar dos dados completos do mercado de trabalho americano (payroll), que será publicado na sexta-feira (7), às 9h30. De acordo com a ferramenta do grupo CME, 56% dos investidores agora acreditam que o primeiro corte de juros ocorrerá em setembro, enquanto 40% apostam em um segundo corte em dezembro.
A proporção de vagas de emprego para indivíduos desempregados diminuiu para 1,2 vaga para 1 desempregado em abril, aproximando-se dos níveis pré-pandêmicos e significativamente abaixo do pico acima de 2 para 1. É provável que o Federal Reserve conclua que o mercado de trabalho alcançou um equilíbrio mais favorável.
‘Um payroll mais fraco na sexta-feira, como prevemos, aumentaria a pressão para o Fed reduzir as taxas de juros’, afirmou o economista-chefe do Citi, Andrew Hollenhorst, em comunicado. Este cenário poderia influenciar as decisões futuras do banco central americano em relação aos cortes de juros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo