Apagão na quarta-feira interrompeu sistemas da empresa fornecedora de software CDK para concessionárias de automóveis, gerando perdas milionárias.
Com o prolongamento do ataque aos sistemas do fornecedor de software CDK Global, as concessionárias de automóveis no Brasil estão enfrentando prejuízos significativos. Segundo uma nova estimativa, as perdas já ultrapassam a casa dos milhões de dólares. A paralisação do software, atribuída a um ataque cibernético, está impactando diretamente a operação das revendedoras, dificultando o acompanhamento das interações com os clientes e comprometendo as vendas.
Em meio a esse cenário desafiador, os revendedores brasileiros estão preocupados com as consequências do ataque. A incerteza em relação às transações, pedidos e faturamento dos clientes está afetando não apenas a receita das concessionárias, mas também a segurança financeira dos funcionários. Diante desse panorama, a necessidade de proteção contra hackers e outras ameaças cibernéticas torna-se ainda mais evidente para as empresas do setor automotivo no Brasil. interrupção
Ataque Cibernético Interrompe Sistemas Contínuos de Fornecedor de Software CDK
A interrupção começou na última quarta-feira (26), após dois incidentes cibernéticos comprometerem os sistemas da empresa, que fornece software para quase 15.000 concessionárias de automóveis na América do Norte, conforme relatado pelo CDK.
Em um comunicado divulgado na sexta-feira (28), a empresa afirmou que estava avançando para restabelecer algumas concessionárias online. Anteriormente, a empresa havia mencionado que não esperava resolver completamente o problema até julho.
‘Conseguimos integrar dois pequenos grupos de revendedores e um grande grupo de revendedores de capital aberto no sistema de gerenciamento de revendedores (DMS). Estamos também empenhados em disponibilizar aplicativos adicionais, incluindo nossas soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e serviços, além de nossos canais de atendimento ao cliente’, afirmou um representante do CDK.
‘Compreendemos a urgência de nossos clientes em retomar suas operações normais e continuaremos a fornecer atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis.’
Vários trabalhadores do varejo automotivo expressaram preocupação com o impacto da interrupção em seus meios de subsistência. Um trabalhador compartilhou com a CNN: ‘Trabalho em uma grande oficina e isso nos prejudicou muito. Não sei como vamos receber o pagamento.’
Norm Phillips, de 71 anos, que atua como motorista de entrega de peças de automóveis em concessionárias Mercedes-Benz e Honda em Nova Jersey há mais de duas décadas, viu seu trabalho interrompido devido ao mau funcionamento do CDK. As concessionárias não conseguiam identificar as peças necessárias para entrega.
‘Estou em casa há uma semana procurando outro emprego’, lamentou Phillips. Ele expressou preocupação com a possibilidade de futuros ataques cibernéticos, afirmando: ‘Sinto que a escrita está na parede. Se hackers conseguirem acessar um sistema e tirar meu trabalho, talvez não seja o trabalho certo a se fazer agora. Não há segurança.’
Outros também manifestaram frustração. Irvin, ao comentar sobre o CDK, disse: ‘15.000 concessionárias é muito para se ter controle quando você faz as contas. É ridículo.’ Ele percebeu problemas com o software CDK quando um casal interessado em comprar um novo Ford Bronco Sport visitou sua concessionária e ele não pôde realizar as atividades habituais.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo