Maré Chocolate, criada por Roberto e Luiza Maciel, destaca-se por produtos naturais, apoio a pequenos agricultores e práticas produtivas de qualidade.
Na tendência de crescimento dos produtos à base de plantas, uma marca brasileira de chocolates tem se destacado ao combinar ingredientes sustentáveis e apoiar os pequenos produtores da cadeia do cacau, um dos principais recursos econômicos do Norte e Nordeste do país. A empresa carioca Maré Chocolate, criada por Roberto e Maruska Maciel, desafia as convenções do mercado ao oferecer uma opção ao produto feito a partir do cacau que não contém leite ou outros ingredientes de origem animal.
Ao escolher o cacau como matéria-prima principal, a Maré Chocolate não só valoriza a produção local, mas também promove um fruto rico em sabor e benefícios nutricionais. Com um compromisso claro com a sustentabilidade e o apoio aos agricultores, a marca se destaca no mercado de chocolates veganos, conquistando cada vez mais consumidores conscientes de suas escolhas alimentares.
Chocolate: Um Produto Derivado do Cacau
Ao invés disso, prioriza produtos 100% naturais e um cacau certificado, ou seja, chancelado por boas práticas produtivas. Além disso, também permite a rastreabilidade de todas as etapas envolvendo a produção do fruto, da plantação à colheita.
Chocolate e Cacau: Motores Econômicos para Pequenos Agricultores
A inspiração para a criação do negócio veio após meses de um mergulho intenso de Roberto na própria cadeia produtiva do cacau. Durante meses, o executivo visitou inúmeras fazendas produtoras, e foi atraído pelo nítido impacto social causado pelo plantio deste fruto.
Produtos Plant-Based: O Impacto Positivo do Chocolate na Mata Atlântica
Do desejo em fazer parte desse universo surgiu a primeira tentativa empreendedora de Maciel: uma marca de chocolates também de proposta sustentável. O empreendimento, encerrado anos depois, serviu de pontapé para o executivo ao trazer ensinamentos essenciais para toda e qualquer jornada empreendedora, especialmente no mercado de chocolates.
Chocolate e Cacau: Sustentabilidade e Qualidade em Cada Mordida
Segundo o fundador, a essência da marca é ‘vender um chocolate que faz bem’, impactando não somente quem consome, mas também quem o produz. ‘Nossos produtos não têm açúcar branco refinado, glúten e aditivos, por exemplo. Sempre olhamos para a qualidade do produto final, para que possamos afirmar que vendemos um alimento, e não um doce’, afirma.
Chocolate: Promovendo o Comércio Justo e a Regeneração Florestal
A proposta sustentável da Maré Chocolate vai além da formulação. Para além da composição dos produtos, a marca também pretende impactar aqueles que estão envolvidos diretamente na cadeia produtiva do fruto. Todo o ciclo de cultivo do cacau utilizado na Maré Chocolate é resultado de um amplo trabalho de apoio à regeneração florestal. Na prática, isso significa que a marca investe para restaurar o bioma afetado por sua cadeia produtiva, promovendo o reflorestamento, já que impulsiona o que chama de ‘comércio justo’.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo