Tecnologias exponencialmente invadem sociedade, consumer star role na nova jornada: adoção, massificação, avanço, tecnológico, APIs, criativas.
Desde tempos imemoriais, a Inteligência Artificial tem sido um fator determinante nas transformações da sociedade. A agricultura, a invenção da roda, a Idade do Bronze, o período de navegação e descoberta dos quatro cantos do planeta, o motor a vapor impulsionando a Revolução Industrial, a energia elétrica, a internet. Disrupções que surgiram para alterar o status quo e introduzir um novo ritmo ao mundo, demonstrando o poder da Inteligência Artificial.
Atualmente, a IA desempenha um papel cada vez mais significativo em diversos setores, moldando o futuro e redefinindo a forma como interagimos com as tecnologias. A constante evolução da inteligência artificial promete revolucionar ainda mais a maneira como vivemos e trabalhamos, destacando a importância de compreender e aproveitar plenamente o potencial da Inteligência Artificial no mundo contemporâneo.
A Revolução da Inteligência Artificial
E parece que estamos às portas de mais um desses momentos. Se é que já não passamos por elas. A Inteligência Artificial, a tal da IA (ou AI, em inglês), que antes era vista aos montes nos filmes de ficção científica, agora faz parte do nosso cotidiano, seja no trabalho, seja na vida pessoal, mostrando que o ‘futuro chegou’ e virou realidade.
É claro que a Inteligência Artificial não apareceu agora. Ela já está aí faz tempo. Não à toa, o matemático britânico Alan Turing criou o ‘Teste de Turing’, lá em 1950, tentando responder se as máquinas conseguiriam ‘pensar’: se um ser humano conversa com uma máquina por cinco minutos sem perceber que ela não é humana, o computador passa no teste.
E se o antes eficiente e depois assustador Hal 9000 de ‘2001: Uma Odisseia do Espaço’, de 1968, com suas falas e polêmicas decisões, era tratado apenas como ‘coisa de cinema’, anos depois estávamos sentados em nossas salas jogando xadrez contra nossos computadores.
Quem não se lembra quando em 1997 o supercomputador Deep Blue, da IBM, venceu o russo Garry Kasparov, então melhor enxadrista do mundo? Mas, se não é novidade, por que estamos falando tanto em Inteligência Artificial neste momento?
‘A sociedade sempre foi impactada pela tecnologia e sempre foi se moldando a partir dela: da prensa de Guttemberg ao advento da web. Agora não será diferente. O que vale notar não é o impacto do avanço tecnológico, mas sua velocidade. A adoção das novas tecnologias está tão presente nas mãos de cada um de nós que já usamos machine learning no nosso dia a dia e nem sabemos disso.
O que dá para apontar é que a massificação das tecnologias exponenciais como a IA e seus APIs, com todas suas possibilidades criativas, estão neste momento passando um giz no chão da história, marcando uma espécie de antes e depois deste advento tecnológico’, afirma Ulisses Zamboni, chairman e sócio-fundador da Agência Santa Clara, conselheiro e advisor nas áreas de Marketing e Gestão.
Enquanto a Inteligência Artificial ficou de certa maneira escondida, restrita a determinadas ocasiões e produtos, aos filmes e a atividades específicas, o mundo reagia de uma forma. A partir do momento que a IA escalou e entrou no cotidiano de cada um de nós, em áreas distintas, em momentos distintos, permeando nossas atividades de dia a dia, muitas vezes até sem que percebamos, a coisa mudou de figura.
‘Toda inovação tecnológica precisa ter um ‘colchão cultural’. Ela precisa estar diretamente conectada com aquilo de que as pessoas precisam. E a Inteligência Artificial hoje está. O ChatGPT tem uma conexão com as nossas necessidades culturais e é por isso que funciona. A IA vem dando certo, porque ela está conectada com as nossas necessidades, com aquilo de que a gente precisa’, revela o antropólogo Michel Alcoforado, sócio do Grupo Consumoteca.
Para uma disrupção acontecer a ponto de ficar gravada nos livros de história, não basta apenas a novidade chegar a galope. É preciso que a sociedade esteja preparada para tal. E, no momento atual de adoção em massa das tecnologias exponenciais, a Inteligência Artificial está no centro desse avanço tecnológico, transformando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo