Críticas de internautas sobre uniformes tomam redes sociais antes da abertura dos jogos.
Uma das questões que tem ganhado destaque nas redes sociais antes do início das Olimpíadas de Paris é a indumentária dos atletas brasileiros para as cerimônias de abertura e encerramento do evento esportivo. Muitos internautas expressaram opiniões sobre os uniformes que foram produzidos pela Riachuelo. Em uma entrevista à coluna GENTE, da Veja, nesta quarta-feira (24), a CMO da marca, Cathyelle Schroeder, abordou o tema.
Além disso, a escolha das peças que compõem o traje dos atletas também foi alvo de debate. A indumentária dos competidores brasileiros é um reflexo da identidade nacional e do estilo da marca que os representa. A Riachuelo, como responsável pela criação dos uniformes, buscou transmitir a essência e a energia do país por meio de suas criações, mesmo diante das críticas recebidas. A diversidade de opiniões sobre a indumentária dos atletas demonstra a importância do vestuário esportivo não apenas como uma simples vestimenta, mas como um símbolo de representatividade e identidade.
Uniformes: a essência da representação nas cerimônias
Ela compartilhou a experiência da empresa diante da avalanche de comentários desfavoráveis. ‘Nosso compromisso como empresa é ouvir e acolher. Esse processo envolveu diretamente aproximadamente quinhentas famílias, ao longo de dois anos, desde a concepção, confecção, design, corte, embalagem, transporte, controle de qualidade, bordado… Realizamos cada etapa com dedicação e entusiasmo para concretizar. Quando as críticas surgem, nossa função é escutar’, afirmou.
Peças e trajes: a essência da representação nas cerimônias de abertura
Cathyelle explicou que a concepção dos uniformes não foi apenas um trabalho da Riachuelo, mas sim uma colaboração entre diversas empresas e marcas em parceria com o COB. Além disso, ela mencionou que as críticas estão mais intensas agora, com a proximidade da abertura dos jogos, marcada para esta sexta-feira (26). A CMO também abordou a forma como lidaram com a interação online e negou a restrição de comentários desfavoráveis. ‘Não, até dobramos o número de membros na equipe para lidar com o volume de comentários a serem respondidos, mas em certo ponto se torna inviável responder a todos. A própria plataforma de mídia social bloqueia termos ofensivos, palavras impróprias, etc.’, mencionou.
Indumentária e controle de qualidade: a importância dos uniformes
Cathyelle também elogiou o esforço dos profissionais envolvidos na elaboração dos uniformes. ‘Falo também em nome das famílias das bordadeiras e de todos os colaboradores… Todos se dedicaram com amor e sinceridade. Obviamente, ninguém fica contente, especialmente em um momento que deveria ser de união, de estarmos juntos para apoiar nossos atletas’, afirmou. Para ela, as peças ideais para os atletas precisavam proporcionar conforto, representar a nação e transmitir autenticidade. ‘Cada jaqueta é única, foi bordada por uma pessoa distinta. São bordadeiras do semiárido nordestino, de uma pequena cidade do Rio Grande do Norte, chamada Timbaúba dos Batistas, com apenas 2.300 habitantes. Oitenta mulheres estiveram envolvidas nesse processo’, detalhou.
Movimentação online e redes sociais: a interação em destaque
A CMO da marca também explicou a escolha do jeans para as jaquetas. ‘O Brasil é o segundo maior consumidor de jeans no mundo, às vezes até alcançando a primeira posição. Ao observar o ecossistema da Riachuelo, percebe-se o quão poderoso o jeans é como produto. Optamos pela lavagem com ozônio, visando a redução do consumo de água para manter a linha de sustentabilidade que seguimos e que se relaciona com a narrativa dessas Olimpíadas’, afirmou. O processo criativo, inclusive, foi influenciado pela realização dos Jogos Olímpicos em Paris, epicentro mundial da moda: ‘A influência internacional esteve presente desde o início. A Dior, por exemplo, a utilização das listras inspiradas nos uniformes dos marinheiros franceses, a camiseta que foge do convencional… O principal objetivo era promover a sustentabilidade’.
Fonte: @ Hugo Gloss
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