Ação com grupo de manifestantes e atletas da natação adiada por mudanças nos planos do presidente Emmanuel Macron, devido à qualidade da água e vazão do rio.
As Olimpíadas de Paris estão se aproximando e a cidade francesa já começa a se preparar para o grande evento esportivo. No entanto, nem tudo são flores, pois há rumores de que um grupo de manifestantes pretende causar tumulto durante os Jogos. O alvo escolhido seria o rio Sena, uma das atrações mais famosas da capital, onde os atletas de natação competirão.
Enquanto os preparativos para os Jogos Olímpicos continuam a todo vapor, a segurança das competições é uma preocupação constante. A possibilidade de protestos e interferências externas durante as competições de natação no rio Sena levanta questões sobre a organização do evento. As autoridades locais estão atentas a qualquer ameaça que possa comprometer a realização das Olimpíadas de Paris.
Olimpíadas: Paris se prepara para os Jogos Olímpicos
Tudo teve início quando a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, expressou o desejo de se banhar no Sena antes do início das Olimpíadas para comprovar a qualidade da água e assegurar a segurança dos nadadores. Convites foram enviados para diversas autoridades, incluindo o presidente Emmanuel Macron. A data marcada para o teste era o próximo domingo (23), porém, devido ao aumento da vazão do rio após intensas chuvas, a atividade foi adiada. Segundo o jornal Le Parisien, especula-se que a real razão para o adiamento tenha sido a qualidade da água.
Apesar das mudanças nos planos, alguns franceses planejam ‘entupir’ o Sena com resíduos no dia da visita de Hidalgo. Um algoritmo foi desenvolvido para calcular o tempo que os dejetos levariam do vaso sanitário ao esgoto. Até mesmo uma imagem gerada por inteligência artificial, mostrando vasos sanitários ao longo do rio, começou a circular online.
Nas redes sociais, a hashtag #JechiendanslaSeinele23juin – ‘eu caguei no Sena em 23 de junho’ – tem ganhado destaque. Além disso, um site com o mesmo nome foi lançado, com a mensagem: ‘Porque depois de nos colocar na mrda, cabe a eles se banhar na nossa mrda’. O site apresenta um algoritmo que calcula o momento ideal para defecar, de modo que o ‘presentinho’ chegue ao Sena ao meio-dia.
O responsável pelo site, um programador de 20 anos, justificou a ação à imprensa local, criticando as políticas da prefeita de Paris. Enquanto milhões são investidos nos Jogos Olímpicos, serviços públicos essenciais são negligenciados, como o transporte e a higiene urbana.
Os manifestantes alegam que a situação reflete a insatisfação com a gestão da cidade, que há uma década promete tornar o Sena adequado para banho, como era há dois séculos. Os desafios incluem desviar o esgoto de milhares de residências, melhorar as estações de tratamento e reduzir a poluição causada pelo tráfego fluvial. Apesar do investimento de 1,4 bilhão de euros (R$ 8 bilhões) em reparos, apenas 12% dos moradores estariam dispostos a nadar no rio, segundo pesquisa de 2021. A associação Surfrider alertou que os níveis de bactérias ainda estão acima do recomendado.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo