Recorde no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), com início em 2025.
O Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibilizará 6.775 vagas em cursos de mestrado e doutorado profissionais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Essa é a maior quantidade de oportunidades já oferecidas no programa, que foi estabelecido em 2011.
O projeto tem como objetivo principal capacitar os professores da rede pública, promovendo a melhoria da qualidade do ensino. Essa iniciativa visa impactar positivamente a educação básica, contribuindo para o desenvolvimento do país. O Programa ProEB é uma importante ação para fortalecer o corpo docente e elevar o nível de formação dos educadores em todo o Brasil.
Programa de Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Stricto Sensu
Os editais para a seleção dos candidatos serão divulgados a partir de agosto e o início da formação está previsto para o começo de 2025. No total, serão ofertadas 6.659 vagas para mestrado profissional, distribuídas em 12 áreas de conhecimento (Matemática, Física, Letras, Artes, História, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Geografia e Educação Inclusiva), além de 116 vagas para doutorado profissional em História.
Projeto de Formação Continuada em Rede Pública de Educação
O Programa tem como foco principal oferecer formação continuada, principalmente, aos professores que atuam na rede pública de educação básica. O ProEB é implementado por meio de uma ampla rede nacional de instituições de ensino superior públicas reconhecidas pela excelência na formação de professores, as quais levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior em todas as regiões do país.
Ação de Valorização da Educação e Formação de Professores
Além disso, o projeto conta com a colaboração de sociedades científicas de diversas áreas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destina recursos para o financiamento do Programa e concede bolsas a até 30% dos participantes selecionados.
Impacto e Alcance do Programa nas Instituições de Ensino Superior
O Programa já formou 16,9 mil professores, com o propósito de enaltecer a experiência dos profissionais da educação, contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias pedagógicas inovadoras e buscar soluções para os desafios do dia a dia, tanto na escola quanto na sociedade. Essas informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC), com base em dados fornecidos pela Capes.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo