Incorporadores imobiliários dizem que vacâncias em escritórios atingiu número crescente, vida em apartamentos segunda, movimento home office.
A maioria dos brasileiros conhece a regra número 1 do mercado imobiliário: ‘escritórios, escritórios, escritórios’.
Quando se trata de encontrar o lugar ideal para estabelecer escritórios, é essencial considerar a infraestrutura dos edifícios e espaços de trabalho disponíveis. A qualidade dos escritórios pode impactar diretamente na produtividade e no bem-estar dos colaboradores.
Transformando Escritórios em Apartamentos: Uma Nova Estratégia em Ascensão
Mas para alguns, existe uma nova estratégia vencedora: ‘reciclar, reciclar, reciclar’. Um número crescente de edifícios de escritórios encontrou uma segunda vida como apartamentos, impulsionados pelo movimento do home office da era Covid, que reduziu a frequência nos escritórios e diminuiu os centros das cidades.
Dividir espaços de trabalho amplos e estéreis em casas convidativas é mais difícil do que você imagina. Os incorporadores imobiliários dizem que esses projetos podem ser como resolver um quebra-cabeça: os edifícios de escritórios são projetados com considerações muito diferentes dos apartamentos.
Como a vacância de escritórios atingiu recorde de 20,1% nos Estados Unidos no segundo trimestre deste ano, de acordo com um relatório recente da Moody’s Analytics, e a oferta de casas permanece persistentemente abaixo da procura, governos locais aumentaram os incentivos para conversões de edifícios de escritórios. Isso inclui incentivos fiscais e processos de aprovação mais rápidos para incorporadores imobiliários dispostos a refazer os espaços.
Quase 70 milhões de pés quadrados (cerca de 65 milhões de metros quadrados) de espaço de escritórios, ou 1,7% da oferta total dos EUA, estavam em processo de conversão para outros usos nos primeiros três meses de 2024, de acordo com um relatório recente da empresa imobiliária comercial CBRE. Espera-se que 63% dessas conversões sejam em habitações multifamiliares.
À primeira vista, The Crosby, um prédio de apartamentos inaugurado em 2020 no bairro de Koreatown, em Los Angeles, parece um típico arranha-céu de luxo. Possui comodidades luxuosas, como academia e deck da piscina. Os residentes das 336 unidades de apartamentos do The Crosby podem não saber, no entanto, que o seu edifício era a antiga sede da empresa de petróleo e gás Texaco, na Costa Oeste.
Converter um espaço de escritórios como o da Texaco em unidades de luxo exige ‘basicamente destruir tudo’, disse Jaime Lee, CEO do Jamison Group, proprietário do edifício, que supervisionou a renovação. ‘Estamos basicamente limpando o chão’, disse ela. ‘Você só tem os andares, a estrutura do edifício e os elevadores restantes.’ Ao contrário de um layout de escritório tradicional, cada unidade de apartamento precisa ter pelo menos um banheiro e uma cozinha, o que significa que o encanamento deve ser refeito. E a maioria dos edifícios de escritórios tem ar condicionado central, pelo que o sistema precisa de ser substituído por sistemas de refrigeração e aquecimento individuais. Às vezes, o projeto é mais caro do que o inicialmente esperado. ‘Especialmente para edifícios que já existem há muito tempo e que tiveram muitos inquilinos diferentes ao longo dos anos — houve
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo