Ex-presidente Bolsonaro está inelegível até 2030; próxima eleição presidencial será em 2026. Partido Liberal (PL) faz propaganda nacional do PL. Tribunal Superior Eleitoral.
O presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), terá um papel decisivo na escolha dos candidatos a presidente e vice de sua legenda em 2026. De acordo com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, em declaração veiculada na televisão no sábado, 15, a intenção é clara: ‘Nós queremos o (Jair) Bolsonaro como candidato a presidente do Brasil pelo PL’, afirmou.
Em meio aos preparativos para as eleições, a presença de Bolsonaro no cenário político continua a gerar expectativas. Com a possibilidade de sua candidatura, o Partido Liberal busca fortalecer sua posição e atrair novos apoiadores. A figura de Jair Bolsonaro se destaca como um elemento-chave para o futuro do PL, que busca se consolidar como uma força relevante nas próximas disputas eleitorais.
Decisões de Bolsonaro na Próxima Eleição Presidencial
‘Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro’, afirmou Costa Neto durante a propaganda do Partido Liberal (PL). ‘Devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. Jair Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram do PL o maior partido do Brasil’.
A próxima eleição presidencial está marcada para 2026, mas Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como opções de candidatura à direita, nomes como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, são especulados como sucessores do espólio eleitoral do ex-presidente.
Moraes e PGR negam a Valdemar pedido para poder encontrar Bolsonaro. Ao lado de Bolsonaro e coronel Mello, Nunes diz que vice pode ser definido na próxima semana. ‘Sem chance’, diz Valdemar sobre apoio do PL a Marçal. Michelle e Tarcísio despontam como sucessores de Jair Bolsonaro.
Em maio, uma pesquisa Genial/Quaest indicou que Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os nomes mais bem cotados para concorrer ao comando do Executivo federal no lugar do ex-presidente. Michelle é apontada como melhor opção por 28% dos eleitores entrevistados e o governador de São Paulo aparece com 24%. Entre os bolsonaristas, Michelle é a favorita de 41% e Tarcísio, de 33%.
Em um dos cenários simulados pelo levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Tarcísio de Freitas em um segundo turno por margem estreita: 46% a 40%.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo