Resumo com 40 indicadores de pesquisa em bases como Censo, Pnad, Snis, abordando temas como investimento público, PIB per capita, homicídios e cobertura vacinal. Reinforçando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
(FOLHAPRESS) – Diversas cidades brasileiras sofrem com altos níveis de desigualdade social, onde a falta de acesso a serviços básicos como saúde e educação acentua ainda mais essa disparidade. Em contrapartida, Curitiba se destaca como um exemplo positivo, conseguindo manter um índice de desigualdade consideravelmente mais baixo do que a média nacional.
Enquanto algumas regiões do Brasil enfrentam graves problemas de disparidade social, Curitiba se destaca por suas políticas públicas que visam promover a inclusão e reduzir as diferenças entre os cidadãos. A busca pela equidade social é uma das prioridades da capital paranaense, que serve de inspiração para outras cidades que buscam diminuir a desigualdade em seus territórios.
‘Desigualdade entre as Capitais Brasileiras: um cenário alarmante’
Já as três capitais mais populosas do país (fora Brasília, não considerada pela pesquisa) -São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza- estão posicionadas, respectivamente, no quinto, no 11º e no 20º lugar. As informações são do Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis nesta terça-feira (26).
A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos, como o Censo, as diferentes Pnad (pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Agrupados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os dados usados também são de diferentes anos, de acordo com a atualização mais recente entre eles durante a elaboração do estudo.Ranking classifica capitais menos e mais desiguais no Brasil
‘A luta contra a desigualdade: desafios e oportunidades’
Pontos* por capital, excluindo BrasíliaCuritiba – 677Florianópolis – 672Belo Horizonte – 615Palmas – 607São Paulo – 594Vitória – 590Cuiabá – 583Porto Alegre – 580Goiânia – 578Campo Grande – 549Rio De Janeiro – 548Natal – 516Boa Vista – 498Teresina – 473Aracaju – 468João Pessoa – 463Salvador – 438Macapá – 435São Luís – 435Fortaleza – 431Maceió – 428Rio Branco – 424Manaus – 417Belém – 393Recife – 392Porto Velho – 373Cada capital é classificada de 1 a 26 em cada um dos 40 indicadores usadosFonte: Instituto Cidades SustentáveisO ranking mostra que mesmo Curitiba, a capital menos desigual do país, ainda precisa enfrentar desafios como a desnutrição infantil, indicador em que ocupa a 21ª posição, ou a parcela de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais (24ª).A cidade também está abaixo da média no ranking em indicadores como taxa de áreas florestadas e naturais, de violência contra a população LGBTQIA+ e de suicídio.
Para Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto…
Total de caracteres com acréscimo: 5.941
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo