Misteriosa onda arco surge no fiorde etéreo de Itilliarsuup Kangerlua, cheio de geleiras. Forma perfeita na pequena ilha base do Sisoortartukassak, Fiorde de Kangilleq, onde onda se curva. (128 caracteres)
O satélite Landsat 9, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e da NASA, registrou a visão de um arco de onda enigmático em um fiorde etéreo repleto de icebergs nas profundezas do Círculo Polar Ártico. Diversos pesquisadores aventaram teorias sobre a onda misteriosa, porém, talvez nunca conheçamos exatamente o que aconteceu, adverte o LiveScience.
O deslocamento da enorme massa de gelo provocou uma perturbação notável na região, criando uma onda única e intrigante. O contraste entre o azul intenso do mar e o branco resplandecente dos icebergs realça a beleza selvagem da natureza no Ártico.
A incrível onda de gelo no fiorde Itilliarsuup Kangerlua
O arco inusitado chamou a atenção em meio à paisagem do fiorde Itilliarsuup Kangerlua, na misteriosa Groenlândia. Localizado no sistema fiorde Uummannaq, a oeste do país, a cerca de 740 km da capital Nuuk, este canal estreito de aproximadamente 2,6 km de comprimento foi esculpido pela ação das geleiras Sisoortartukassak e Kangilleq, separadas por uma pequena ilha na base do fiorde, conforme relatório do Observatório da Terra da NASA.
No verão, a superfície do fiorde se transforma em um espetáculo único, repleto de milhares de pequenos fragmentos de iceberg liberados pelas geleiras. Essa cena deslumbrante lembra uma paisagem estelar vista por telescópio em campo profundo, quando observada de cima.
A onda intrigante e o arco branco perfeito
Um fenômeno surpreendente capturou a atenção dos especialistas: um fino arco branco que cortava o fiorde de forma singular. Segundo o LiveScience, a característica mais marcante na imagem era esse arco peculiar, que, de acordo com o Observatório da Terra, provavelmente era uma onda de deslocamento que se propagou pelo fiorde, afastando-se das massas de gelo.
Esta onda misteriosa poderia ter sido gerada por um enorme pedaço de gelo que se desprendeu da geleira Kangilleq e mergulhou nas águas. Ao se propagar, formou o arco branco semelhante às ondas geradas quando uma pedra é atirada em um lago calmo.
A explicação dos especialistas
Padrões semelhantes de ondas já foram observados durante a separação de icebergs em outras geleiras da Groenlândia, como em 2021. O oceanógrafo Josh Willis, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, sugeriu que a formação do arco era resultado da quebra de gelo.
A ‘forma perfeita’ do arco e a direção da onda lembram eventos de ruptura previamente estudados em outras geleiras. Dan Shugar, geomorfologista da Universidade de Calgary, e Mike Wood, glaciologista do Moss Landing Marine Laboratories, na Califórnia (EUA), concordaram que o arco se originou de um evento de quebra de gelo, de acordo com o Observatório da Terra.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo