Aumento do calor na região polar causa enfraquecimento súbito da circulação de ventos, trazendo frio ao Brasil.
O crescimento das temperaturas na Antártica pode causar uma queda nas temperaturas no Brasil. Segundo a Climatempo, esse fenômeno está ligado ao aquecimento repentino da atmosfera, um evento incomum que afeta a região polar do planeta. Esse evento resulta no aumento rápido e significativo da temperatura em uma camada específica da atmosfera.
Essa mudança nas temperaturas pode ter impactos no clima do Brasil, tornando-o mais quente ou mais frio, dependendo das condições atmosféricas. O calor intenso na Antártica pode desencadear alterações no clima global, afetando diretamente as temperaturas locais. É importante estar atento às previsões climáticas para se preparar para as possíveis variações de temperatura.
Temperaturas: Aumento e suas Complexas Interações
Esse aumento de temperatura pode ocorrer em diferentes altitudes, mas é geralmente observado na estratosfera. Com o calor do vórtice polar, os ventos que saem da Antártica são enfraquecidos. Dessa forma, o ar frio alcança regiões tropicais mais facilmente. Entretanto, o fenômeno é considerado bem raro no Hemisfério Sul, sendo mais comum no norte do mundo. O fenômeno é causado por interações complexas entre ondas atmosféricas de baixa e alta altitude. Foto: mapas de desvio de temperaturas – fonte: Climatempo
Impacto do Aquecimento na Oscilação Antártica
Estes episódios de Aquecimento Estratosférico Súbito podem fazer com que a chamada Oscilação Antártica mude para uma fase negativa, o que no caso do Hemisfério Sul pode afetar áreas da América do Sul, Sul da África, Austrália e Nova Zelândia com incursões de ar polar de maior intensidade e aumento da chuva em algumas regiões, diz a MetSul. Estes episódios de Aquecimento Estratosférico Súbito podem fazer com que a chamada Oscilação Antártica mude para uma fase negativa, o que no caso do Hemisfério Sul pode afetar áreas da América do Sul, Sul da África, Austrália e Nova Zelândia com incursões de ar polar de maior intensidade e aumento da chuva em algumas regiões, explica a MetSul.
Variações Climáticas e Mudanças de Temperaturas
‘Besta do medo’: Groenlândia abriga vermes gigantes de 518 milhões de anos A Escandinávia já fez parte da Groenlândia; entenda Novo microcontinente escondido é descoberto entre Canadá e Groenlândia Efeitos do calor súbito atmosférico: frio no Brasil Com isso, o clima quente e seco dos últimos dias pode dar lugar a temperaturas mais amenas em boa parte do Brasil. De acordo com o Climatempo, ‘as temperaturas devem se manter mais baixas neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre o sábado e o domingo (11)’. A queda vai começar já na quinta-feira (8), com a frente fria chegando pelo continente e atingindo o Mato Grosso e partes da região Sul. Mas no fim de semana, toda a região Sul, o sudeste (exceto o norte de Minas Gerais) e o Centro-Oeste (exceto o norte do Mato Grosso) serão afetados.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo