Após investigações, acusado de posse de documento falso abriu instituição financeira na cidade natal, fugindo com valores milionários de investidores, segundo informações do UOL.
O esquema fraudulento de um falso advogado está sob investigação por ter criado um banco fictício para ludibriar fazendeiros em golpes financeiros. De acordo com uma matéria do UOL, as vítimas alegam que Ruy Rodrigues Santos Filho desapareceu com uma quantia exorbitante de R$ 5,8 milhões que foi investida na instituição bancária fictícia. Segundo relatos, Rodrigues iniciou sua série de golpes ainda na cidade em que nasceu, Feira de Santana/BA.
O impostor habilidoso conseguiu enganar diversas pessoas com sua fachada de advogado, revelando-se, na verdade, um verdadeiro charlatão. Os fazendeiros que confiaram nele agora enfrentam graves consequências financeiras, enquanto o fraudador segue foragido, deixando um rastro de destruição em sua trajetória criminosa.
As artimanhas do impostor
Desde 2004, o charlatão é alvo de acusações de estelionato, sendo investigado por enganar pessoas ao se fazer passar por advogado, utilizando documentofalso. Em 2009, sua fraude foi descoberta quando usou a carteira da OAB de seu pai, Ruy Rodrigues Santos. Depois de passar dez dias na prisão, o fraudador conseguiu pagar fiança e foi solto, indo residir em Brasília.
Acordo com o Ministério Público
Em um desdobramento do caso, em abril de 2022, o impostor Ruy Rodrigues fechou um acordo com o Ministério Público, admitindo ter exercido ilegalmente a profissão de advogado. Mesmo com vários mandados de prisão, o fraudador sempre conseguia liberdade mediante o pagamento de fiança.
A farsa do Banco Agro
No mesmo ano, ainda se passando por advogado, o impostor fundou o Banco Agro em Brasília, prometendo serviços financeiros como conta-corrente, empréstimos e seguros. Entretanto, segundo informações do UOL, a instituição financeira não tem autorização do Banco Central para operar. Mesmo assim, conseguiu ludibriar fazendeiros ricos para investir na ‘empresa’ e fugia com o dinheiro posteriormente.
Prejuízos e impunidade do fraudador
De acordo com dados públicos revelados pelo UOL, estima-se que Ruy Rodrigues tenha causado um prejuízo de R$ 5,8 milhões. No entanto, essa quantia pode ser maior, considerando outras investigações em andamento. Apesar de ter sido preso pela polícia, o impostor foi solto após pagar fiança no início de fevereiro.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo