O Figure 02 promete salto tecnológico com sensores, IA aprimorada e bateria melhorada, atendendo ao propósito comercial da segunda geração de robôs.
Tudo sobre Inteligência Artificial ver mais Talvez você ainda não conheça a empresa pelo nome. Mas pode anotar: a Figure AI será uma das principais companhias do mundo. Ela nasceu em 2022 na Califórnia, nos Estados Unidos, com o objetivo de entregar um ‘robô humanoide de propósito geral comercialmente viável’.Não só deu certo, como tudo aconteceu muito rápido.
Agora, a Figure AI está expandindo suas operações para incluir não apenas o androide, mas também um autômato altamente avançado. A empresa está revolucionando o mercado de tecnologia com suas inovações em inteligência artificial. A combinação de robôs e humanoides está mudando a forma como interagimos com a tecnologia no dia a dia.
Robô Humanóide: Inovação e Evolução no Mercado
Uma startup em ascensão já arrecadou US$ 675 milhões e rapidamente lançou seu primeiro autômato, denominado Figure 01. O robô humanoide da Figure AI surpreende ao demonstrar habilidades de conversação, um marco para a empresa. Além disso, o mercado se viu intrigado com a máquina, levando a BMW a encomendar algumas unidades para integrar em sua linha de produção.
Com a rápida evolução do setor, em apenas dois anos, a Figure já se prepara para a segunda geração de seu robô humanoide, o Figure 02. Os engenheiros prometem um modelo mais avançado, com reformulações completas em hardware e software. Destaques incluem atualizações em inteligência artificial, visão computacional, bateria, eletrônicos, sensores e atuadores.
O novo modelo, alimentado por um modelo de IA personalizado em colaboração com a OpenAI, permitirá interações mais naturais com humanos. O Figure 02 apresenta um modelo de linguagem de visão e seis câmeras RGB para uma visão abrangente do ambiente. Com um aumento significativo no poder computacional e um conjunto de baterias personalizado, o desempenho e a durabilidade são aprimorados.
Além das melhorias internas, o design externo do Figure 02 também foi refinado. Com um acabamento elegante em preto fosco e mãos quase humanas, o robô se destaca visualmente. As mãos foram especialmente projetadas para simular a destreza humana, permitindo uma ampla gama de tarefas semelhantes às realizadas por humanos.
A Figure AI investiu em motores personalizados para otimizar a potência e o desempenho das articulações do robô. Com essas inovações, a empresa continua a se destacar no mercado de robôs humanoides, consolidando sua posição como líder em tecnologia avançada.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo