Vice-presidente assume posto após desistência do presidente Joe Biden. Mulher negra é a primeira presidente dos EUA.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu hoje o número suficiente de delegados para garantir a indicação como candidata democrata na eleição presidencial, tornando-se assim a primeira mulher negra a ser escolhida pela legenda como cabeça de chapa.
A indicação de Harris como candidata democrata à presidência foi um marco histórico, demonstrando a representatividade e diversidade na política. A escolha da vice-presidente como candidata reflete a importância de diferentes vozes e experiências na liderança do país.
Kamala Harris: Destaque na Corrida Presidencial Democrata
Kamala Harris emergiu como a principal candidata à indicação democrata após Joe Biden, presidente dos EUA, desistir da corrida no último mês, sob pressão interna do partido. A vice-presidente rapidamente angariou o apoio de figuras influentes do partido e foi a única concorrente a atender aos critérios necessários para a indicação, garantindo a vitória na votação dos delegados.
Os delegados do partido realizaram a votação de forma virtual ao longo desta semana. Kamala, que participou ativamente do evento online que oficializou o anúncio, afirmou que aceitará formalmente a indicação na próxima semana, logo após o encerramento do período de votação.
‘Estou satisfeita em saber que conquistamos o número suficiente de delegados para garantir a nomeação’, declarou ela, tornando-se a primeira mulher negra e/ou asiática a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. ‘Após este mês, nos reuniremos em Chicago como um partido e teremos a oportunidade de celebrar esse momento histórico juntos’, acrescentou.
Para garantir a candidatura oficial, Kamala precisa do apoio de 2.350 delegados, conforme informou sua campanha. Os líderes do Comitê Nacional Democrata (DNC) se comprometeram a selecionar um candidato até 7 de agosto, antes da convenção do partido, agendada para os dias 19 a 22 de agosto.
O DNC destacou que a votação virtual foi necessária para assegurar a conclusão do processo de indicação até o dia 7, prazo estipulado pelo Estado de Ohio para a inclusão do nome na cédula de votação. Embora os legisladores estaduais tenham prorrogado esse prazo para 1º de setembro, os dirigentes do partido pretendem manter a data original para evitar possíveis implicações legais.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo