Marcha em celebração à vitória de Maduro convocada pelo presidente da Assembleia Nacional venezuelana reuniu manifestações populares em todas as assembleias.
A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, convocou a população para se reunir nesta terça-feira (30) em assembleias em todo o país, entre às 12h e 13h no horário de Brasília. Não ficou claro se a convocação de Machado foi para manifestações ou protestos políticos. Machado, em coletiva de imprensa na segunda-feira (29), mencionou os protestos espontâneos que ocorriam no país, em oposição à proclamação do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como vitorioso das eleições presidenciais na Venezuela.
‘Queremos convocar todos os venezuelanos que foram votar pelo mundo e desejam uma Venezuela livre para nos reunirmos. Vamos amanhã em família, nos encontrarmos em assembleias populares em todas as cidades da Venezuela’, afirmou Machado. Ela destacou: ‘Vamos nos reunir entre as 11h e as 12h da manhã (hora local), em um horário específico para sairmos ordenadamente de nossas casas, após termos demonstrado ao mundo e aos outros a nossa força e maioria.’
Venezuela: Oposição venezuelana reúne-se para analisar resultados das eleições presidenciais
A oposição venezuelana afirmou ter acesso a 73,2% das atas eleitorais, alegando que Edmundo González saiu vitorioso. Enquanto isso, a população se manifesta nas ruas contra a proclamação de Nicolás Maduro como presidente. O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, convocou uma grande marcha para esta terça-feira em Caracas e em todo o país, com o intuito de celebrar a suposta vitória de Maduro e defender a paz. Em uma coletiva de imprensa, Rodríguez informou que a mobilização terá início às 15h no horário de Brasília, partindo de diferentes pontos da capital, incluindo Petare, Catia, La Vega e El Valle.
Protestos populares em todas as regiões da Venezuela após eleições presidenciais controversas
Os protestos contra a proclamação de Nicolás Maduro como presidente para um novo mandato continuam em diversas partes do país. Na segunda-feira, pessoas foram às ruas expressar sua indignação com os resultados das eleições, que apontaram Maduro como vencedor com 51,2% dos votos, enquanto Edmundo González obteve 44,2%. A oposição denunciou possíveis fraudes no processo eleitoral, alegando que a vitória de Maduro não reflete a vontade popular.
Novos acontecimentos políticos na Venezuela geram tensão e mobilização da população
A situação política na Venezuela segue tumultuada, com manifestações em várias cidades do país. Enquanto a oposição se reúne para discutir os resultados das eleições presidenciais, apontando supostas irregularidades, o governo de Maduro convoca seus apoiadores para celebrar a vitória nas ruas. Os protestos e as marchas têm sido marcados por confrontos entre manifestantes e forças de segurança, aumentando a tensão no cenário político venezuelano.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo