Startup do Tecnopuc levará soluções de triagem farmacêutica para pacientes críticos no SUS do Norte e Nordeste, usando IA para evitar erros de prescrição.
Henrique Dias, CEO da NoHarm (Foto: LinkedIn) Tamanho da fonte: -A+A A NoHarm, startup do Tecnopuc que oferece soluções de IA para a área da saúde, foi uma das cinco iniciativas contempladas pelo edital Juntos pela Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com valor total de R$ 20 milhões.
A importância da saúde e do bem-estar da população é evidente, e iniciativas como essa são fundamentais para garantir cuidados de qualidade. Os avanços na área da medicina e a valorização dos profissionais médicos são aspectos essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para aprimorar a saúde pública.
Saúde e Bem-Estar: Iniciativas Inovadoras na Área da Saúde
Do aporte direcionado à NoHarm, que não teve o valor especificado pela empresa, metade virá da Umane, associação sem fins lucrativos que administra um fundo patrimonial para apoiar, desenvolver e acelerar soluções de prevenção de doenças e promoção de saúde no setor público. O cuidado com a saúde é fundamental para garantir o bem-estar da população e é por isso que iniciativas como essa são tão importantes.
Criado em 2022, o Juntos pela Saúde é um programa de match funding que reúne recursos junto a doadores privados para ampliar o acesso à saúde por parte da população brasileira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Todo valor doado é dobrado pelo BNDES, o que demonstra o compromisso com o cuidado com a saúde dos cidadãos.
A NoHarm foi fundada em 2019 a partir de uma pesquisa de doutorado de Henrique Dias, ex-Procergs e W3haus, e é dona de dois algoritmos para automatizar a triagem farmacêutica em clínicas e hospitais. Enquanto um prioriza prescrições fora do padrão, o outro trabalha na identificação de pacientes críticos, mostrando como a tecnologia pode auxiliar os profissionais de saúde no cuidado com os pacientes.
O sistema indica, então, onde estão os possíveis erros de prescrição a fim de elevar a qualidade do atendimento e a eficiência hospitalar. Essas soluções são essenciais para garantir que os pacientes recebam os cuidados necessários de forma adequada, evitando problemas de saúde decorrentes de erros de prescrição.
A solução deixou o ambiente acadêmico e chegou ao mercado por meio do Track Startups, programa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que integra escalas, o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) e o Tecnopuc, para fortalecer a inovação a partir de experiências empreendedoras da academia. Essas iniciativas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde.
Hoje são mais de 80 hospitais e 20 mil leitos monitorados todos os dias com a tecnologia, demonstrando o impacto positivo que essas soluções têm na saúde e no bem-estar da população. Cuidar da saúde é essencial para garantir uma vida plena e saudável, e iniciativas como essas são fundamentais para alcançar esse objetivo.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo