Partidos realizam convenções no primeiro dia possível do calendário eleitoral em São Paulo, Recife e Maceió, articulando-se em Brasília.
Nas cidades brasileiras, os preparativos para as eleições municipais estão a todo vapor, com diversos partidos realizando suas convenções no primeiro dia possível do calendário eleitoral. No sábado (20), por exemplo, o União Brasil em São Paulo, a federação PSOL-Rede no Recife e a federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) em Maceió estão movimentando o cenário político. Em São Paulo, o União tem como pré-candidatos à prefeitura o deputado federal Kim Kataguiri e o vereador Milton Leite, presidente do diretório municipal da legenda e da Câmara Municipal. Kataguiri conta com o apoio da direção nacional do partido, enquanto Leite tem sua atenção voltada para as questões da política paulistana.
O pleito para as eleições locais promete ser acirrado, especialmente em São Paulo, onde a relação entre o atual prefeito e seu principal aliado está em xeque. O vereador Milton Leite, que era o principal aliado de Ricardo Nunes na prefeitura, viu a aliança ser questionada após o prefeito se aproximar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, uma peça gráfica com a foto de Leite e a chamada ‘Milton Prefeito’ começou a circular, adicionando mais tensão ao cenário político na capital. A votação que decidirá os rumos do União na cidade está próxima, e as articulações nos municípios prometem movimentar ainda mais o cenário político local.
Articulações para as Eleições Municipais
Procurado pela CNN, o vereador ainda não se manifestou sobre as eleições municipais. A expectativa é de que ele só fale abertamente sobre a situação no dia da convenção. Embora sua relação com Nunes tenha sido de idas e vindas e seu partido já tenha conversado com o empresário e também pré-candidato Pablo Marçal (PRTB), Milton Leite pouco fala sobre Kataguiri. Fontes do partido disseram à CNN que o vereador não quer dar impulso à pré-candidatura do deputado por receio de ser ‘trucado’ pela direção nacional do União, que poderia pressioná-lo a lançar o parlamentar.
Calendário Eleitoral e Convenções
Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de São Paulo: Altino Prazeres é pré-candidato do PSTU, Fernando Fantauzzi é pré-candidato do DC, Guilherme Boulos é pré-candidato do PSOL, João Pimenta é pré-candidato do PCO, José Luiz Datena é pré-candidato, Kim Kataguiri é pré-candidato do União, Marina Helena é pré-candidata do Novo, Pablo Marçal é pré-candidato pelo PRTB, Ricardo Nunes é pré-candidato do MDB para concorrer à reeleição, Tabata Amaral é pré-candidata pelo PSB, Ricardo Senese é pré-candidato do UP.
Eleições Locais e Pleito nas Cidades
Em Maceió e no Recife, as federações capitaneadas por PT e PSOL se assemelham por terem pré-candidaturas lançadas, mas a pedra no sapato das duas são diferentes: uma resolução vinda de cima, no primeiro caso, e uma pré-candidatura dissidente, no segundo. O PT de Maceió lançou o nome Ricardo Barbosa à prefeitura da capital alagoana, mas sua pré-candidatura foi colocada em compasso de espera após a direção nacional do partido acionar uma resolução interna, que diz que a palavra final sobre capitais depende de um aval de cima. A federação Brasil da Esperança tem sido demandada para formar parte da coligação de Rafael Brito (MDB), o pré-candidato do grupo do senador Renan Calheiros (MDB), aliado de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Alagoas. Na capital alagoana, a federação deve realizar sua convenção no sábado e até indicar o nome de Barbosa, mas uma reunião na semana seguinte, envolvendo a direção nacional do PT, deve sacramentar a oficialização ou o descarte da candidatura, apurou a CNN. Já no Recife, a federação PSOL-Rede tem definida, desde maio, uma chapa composta pela deputada estadual Dani Portela.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo