Confira os principais fatos do mundo de 9 a 15 de junho: Dia Mundial do Doador, Dia Mundial Contra Ogum, Dia de Santo.
A semana é repleta de datas importantes, como o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e o Dia de Ogum Xoroquê. Essas celebrações são oportunidades para refletir e agir em prol de causas significativas.
Além disso, durante a semana, também celebramos o Dia de Santo Antônio e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. É essencial dedicar tempo e esforço para promover o bem-estar e a conscientização em relação a esses temas tão relevantes para a sociedade. A semana é um momento de união e reflexão sobre questões essenciais para o nosso mundo.
Semana de Conscientização
Há 30 anos, no dia 9 de junho, a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, em Belém do Pará, reafirmava a importância da garantia de direitos como os de uma vida livre de violência, do reconhecimento e proteção de todos os direitos humanos e das liberdades consagradas pelos instrumentos regionais e internacionais sobre Direitos Humanos. Fazia também a defesa do exercício pleno dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Na prática, 30 anos depois deste marco, a violência e o feminicídio ainda são problemas rotineiros no país, como a Agência Brasil apontou em reportagem de março deste ano. A TV Brasil também abordou o tema.
Semana de Reflexão
Também no Dia 9, o Dia Mundial dos Arquivos celebra a importância das instituições de arquivos no serviço da pesquisa, da cultura, da memória e da transparência. Em 2017 a Agência Brasil abordou o tema. 10 de junho marca o Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos, data da fundação do grupo que, desde 1935 reúne pessoas que partilham suas vivências no esforço de romper com a dependência por bebidas alcoólicas. Na mesma data é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em referência ao 10 de junho de 1580, data da morte de Camões. Em 2021 uma edição do programa Tanto Mar lembrou a data.
Semana de Conscientização e Respeito
Há 60 anos, em 12 de junho, na África do Sul, Nelson Mandela era condenado à prisão perpétua. O programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, conta a história de Mandela. Confira aqui. O programa Caminhos da Reportagem também trouxe a história de Mandela, um exemplo de resistência e enfrentamento ao preconceito racial para o mundo. O dia 12 celebra também o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, tema abordado em inúmeras reportagens pela Agência Brasil. Em 2017, o programa História Hoje também tratou do tema. Em 12 de junho se celebra o Dia dos Namorados, uma das datas afetivas de maior destaque no calendário do mundo dos negócios – e do romantismo, naturalmente.
Semana de Devoção e Solidariedade
Já no dia 13, as festas são de Santo Antônio e de Ogum Xoroquê, declarado como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma reportagem de 2023 da Agência Brasil abordou o assunto. Em outra publicação, o destaque foi para os doadores de sangue brasileiros. Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 14 brasileiros em cada grupo de mil são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, o que enquadra o país nos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Semana de Conscientização e Respeito aos Idosos
A semana termina com o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos, que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde. A Radioagência Nacional publicou o programa História Hoje que detalha a importância desta data. A TV Brasil também abordou o tema. Confira a.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo