Principais eventos esportivos da semana de 21 a 27 de julho: abertura da edição marcante dos Jogos Olímpicos Rio, com restrições devido à pandemia.
As Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo e estão prestes a começar. Na sexta-feira (26), terá lugar em Paris a cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Este evento, que se estenderá até 11 de agosto, retorna após uma edição com restrições devido à pandemia da covid-19. A história das Olimpíadas é repleta de momentos inesquecíveis.
Os Jogos Olímpicos representam a união dos atletas de todo o mundo em competições emocionantes e inspiradoras. A cada edição, os Jogos Olímpicos nos lembram da importância do espírito esportivo e da superação de desafios. Os Jogos Olímpicos são um verdadeiro espetáculo que une nações em torno do amor pelo esporte.
Olimpíadas: Memórias de Eventos Esportivos Marcantes
Veículos da EBC já destacaram momentos emblemáticos, como a conquista do ouro no vôlei masculino nas Olimpíadas de 1992 e a participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A TV Brasil também compartilhou histórias sobre as medalhas olímpicas. Além disso, a semana reserva datas especiais. O dia 25 de julho é marcado pelo Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana, Afro-Caribenha e da Diáspora, assim como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Essas celebrações visam combater o racismo e o machismo contra mulheres negras, tema abordado em uma matéria da Radioagência Nacional no ano passado.
Cerimônia de Abertura das Olimpíadas e Mais
No mesmo dia, também é lembrado o Dia Nacional do Escritor, estabelecido em 1960 durante o I Festival do Escritor Brasileiro. Essa data presta homenagem aos escritores e ressalta a importância dessa classe para a cultura e literatura brasileira. Já em 26 de julho, é a vez de celebrar o Dia dos Avós, em honra a Santa Ana e São Joaquim, considerados pais de Santa Maria e avós do menino Jesus. Em 2021, o Revista Rio destacou a relevância dos laços entre avós e netos.
Olimpíadas: Homenagens a Figuras Marcantes
A semana também recorda figuras importantes na arte. Em 23 de julho, completam-se 10 anos da morte de Ariano Vilar Suassuna, renomado dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor paraibano. Suassuna, conhecido por obras como ‘O Auto da Compadecida’, teve sua vida retratada no Antena MEC em 2019. Já em 25 de julho, celebra-se o centenário de Nelson Mattos, o Nelson Sargento, ícone do samba. Compositor, cantor e pesquisador da música popular brasileira, sua trajetória foi contada em um especial da Rádio MEC após seu falecimento em 2020.
Olimpíadas: Alexandre Dumas e Outras Comemorações
Para encerrar a semana, comemora-se o bicentenário do nascimento do escritor francês Alexandre Dumas. Filho do também escritor de mesmo nome, Alexandre Dumas ‘filho’ é o autor do romance ‘A Dama das Camélias’, que inspirou diversas obras. Em 2014, o História Hoje explorou a vida desse renomado escritor. Além disso, a semana reserva outras datas significativas, como o nascimento do escritor estadunidense Ernest Hemingway e a morte do compositor Jerry Goldsmith, entre outros eventos marcantes.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo