Declaração conjunta de críticas externas sobre transparência nas eleições.
Sete países da União Europeia, incluindo Portugal, Brasil, Alemanha e Espanha, solicitaram em conjunto às autoridades venezuelanas que divulguem imediatamente as atas eleitorais para assegurar total transparência em relação à eleição do último domingo, conforme comunicado do gabinete da primeira-ministra italiana no sábado (3).
A votação realizada no país sul-americano tem gerado controvérsias e questionamentos, por isso a importância da divulgação rápida e clara dos resultados eleitorais. A transparência no processo eleitoral é fundamental para garantir a legitimidade do pleito e a confiança da população no sistema democrático.
Eleição na Venezuela: Nicolás Maduro declarado vencedor com 51% dos votos
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) anunciou que o presidente Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013, foi eleito vencedor da eleição realizada em 28 de julho, obtendo 51% dos votos. No entanto, a oposição imediatamente levantou acusações de fraude, alegando que seu candidato, Edmundo González, poderia ter recebido 67% dos votos, de acordo com sua própria contagem detalhada.
A declaração conjunta dos sete países da União Europeia se juntou a uma onda de críticas vindas do exterior em relação à forma como o governo venezuelano conduziu a eleição. Alguns países, como os Estados Unidos e a Argentina, reconheceram González como o vencedor do pleito.
Os ministros de Relações Exteriores do G7 expressaram solidariedade ao povo venezuelano e manifestaram preocupação com os resultados das eleições. Eles pediram às autoridades venezuelanas que tornassem públicas imediatamente todas as atas e registros de votação para garantir total transparência e integridade ao processo eleitoral.
A declaração das sete nações da UE, que também incluiu Portugal, Holanda e Polônia, ressaltou a importância da verificação das atas eleitorais para o reconhecimento da vontade do povo venezuelano. A oposição afirmou ter coletado e publicado mais de 80% das atas eleitorais de cada seção de votação, reforçando a necessidade de transparência no processo eleitoral.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo