Jovem promessa do tênis brasileiro, treinada por Patrick Mouratoglou, patrocinada por Nike e Wilson, apoiada por Jorge Paulo Lemann.
Victoria Barros e sua mãe desembarcaram em Nice, na Côte d’Azur, em 2 de janeiro de 2023. Provenientes de Natal, no Rio Grande do Norte, deixaram para trás a família sem previsão de retorno. Naquele cenário completamente diferente, destacavam-se as novidades do idioma, dos costumes locais e até mesmo do frio. Entretanto, com determinação, superaram os desafios iniciais e hoje se encontram completamente adaptadas à rotina exigente de uma futura campeã.
A adolescente potiguar, jovem promessa do tênis brasileiro, mostrou desde cedo seu talento para o esporte. Com o apoio incondicional da mãe, que abdicou de sua rotina para acompanhar de perto o desenvolvimento da filha, Victoria Barros tem conquistado cada vez mais destaque nas competições internacionais. Seu potencial e dedicação são notáveis, tornando-a uma atleta a ser observada de perto no cenário esportivo mundial.
Victoria Barros: A brilhante promessa do tênis brasileiro
Aos 14 anos, Victoria Luiza Barros é uma jovem promessa do tênis brasileiro — com Maria Luiza sempre a seu lado para ajudá-la a chegar lá. E o número 3.550 da route des Dolines, no centro de Nice, onde vivem, é nada mais, nada menos do que o endereço da academia do lendário Patrick Mouratoglou. Aos 53 anos, o francês, de ascendência grega, treinou (e treina) alguns dos grandes nomes do esporte.
O mais famoso deles, Serena Williams – ídolo de infância de Victoria. Em 2012, Mouratoglou assumiu os cuidados da americana, depois de ela sofrer sua primeira derrota em um torneio Grand Slam, na estreia do Aberto da França. O técnico e Serena ficaram juntos até 2022, quando ela se despediu das quadras como a melhor tenista da história. Nesse mesmo ano, Victoria e Mouratoglou se conheceram.
O caminho de Victoria Barros rumo ao topo do tênis mundial
Em São Paulo, o francês ficou encantado com a pequena tenista, de sorriso largo em quadra. ‘Eles conversaram por uma hora e meia e ficaram amigos’, conta Maria Luiza, em entrevista ao NeoFeed. A garota é a primeira sul-americana a treinar na academia de Nice. Pelos vídeos nas redes sociais, a sintonia entre técnico e jogadora é nítida.
Em um dos filmes, Mouratoglou lembra Victoria sobre a importância de se programar mentalmente para, quando a bola chegar, ela já ter a jogada na cabeça. ‘Eu estou melhorando’, avisa a jovem, ao NeoFeed. Quando ela acerta, ouve-se, ao fundo: ‘Parfait’ e ‘Fantastique’. Victoria foi apresentada às raquetes ainda muito pequena.
A dedicação e o talento natural de Victoria Barros
Jogadora de vôlei na juventude, Maria Luiza praticava beach tennis e, em algumas ocasiões, levava a filha junto para a areia. ‘Entre os cinco e os seis anos, quando eu treinava em clube, ela começou a ir mais para as quadras de tênis’, lembra a mãe. ‘Lá, ela brincava com os treinadores e boleiros.’ De saibro, é feito o chão de Victoria.
Entre os 100 melhores do mundo De brincadeira em brincadeira, Victoria foi construindo uma ambição. Aos 10 anos, já jogava seus primeiros campeonatos nacionais. Aos 11, viajava pelo planeta, deixando sua marca nas quadras internacionais. Hoje, ela está entre os 100 melhores tenistas juvenis do mundo, com quatro títulos em torneios da International Tennis Federation (ITF), conquistados em 2023.
Os desafios e conquistas de Victoria Barros
Atualmente na 86ª posição do ranking unissex da ITF, venceu nove dos 13 jogos disputados este ano. Um índice de vitória de 69%. Recentemente, a Claro entrou para o time de patrocinadores de Victoria, do qual fazem parte também a Nike e a Wilson. Uma figura decisiva na carreira de Victoria é o empresário Jorge Paulo Lemann.
Ex-tenista, ele é um dos fundadores do Instituto do Tênis, projeto de incentivo à prática do esporte, onde Victoria jogou aos 9 anos. ‘O Jorge Paulo está com a gente há muito tempo’, diz a mãe, referindo-se a ele como amigo.
‘Ele me ajuda muito.’ ‘Eu fico muito feliz quando jogo’, diz Victoria (Crédito: Reprodução Instagram) A adolescente potiguar está entre as cem melhores tenistas juvenis no ranking da ITF (Crédito: Reprodução Instagram @tlaenpix) Maria Luiza acompanha a carreira da filha de perto (Crédito: Reprodução Instagram) Patrick Mouratoglou e Victoria se conheceram em 2022, em São Paulo (Crédito: Reprodução Youtube) O treinador francês cuidou por dez anos de Serena Williams, entre 2012 e 2022 (Crédito: Reprodução patrickmouratoglou.com) Jorge Paulo Lemann apoia a carreira de Victoria desde quando ela tinha 9 anos (Crédito: Reprodução Instagram) Victoria e Maria Luiza vêm ao Brasil sempre no final de ano.
Victoria Barros: O futuro promissor no mundo do tênis
Na foto, ela aparece com a mãe e os avós comemorando seus 14 anos, em 21 de dezembro de 2023 (Crédito: Reprodução Instagram) A academia de Mouratoglou, onde Victoria e Maria Luiza moram, fica em Nice, no litoral sul da França (Crédito: reprodução patrickmouratoglou.com) Victoria sabe seu valor, sem, no entanto, se deslumbrar.
Tem consciência de que há um longo caminho a percorrer até o topo de seus sonhos. ‘Eu tenho muito orgulho da minha história’, diz a jogadora. E é para ter mesmo. Em sua curta carreira, ela vem colecionando elogios por onde joga.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo